Os media e os adolescentes – Estudo Morgan Stanley

17/07/2009 at 22:29 1 comentário


Esta semana foram reveladas as conclusões de um estudo da Morgan Stanley sobre a relação dos media com os adolescentes. Uma curiosidade: o responsável pelo relatório tem apenas 15 anos e é estagiário naquele banco de investimento.

Highlights da investigação:

1) Televisão

O futebol e as séries são os programas mais procurados. No entanto, são muito selectivos e apenas seguem na televisão as principais. Mostram-se adeptos da TV sem anúncios.

2) Imprensa

Não têm tempo nem paciência para ler jornais devido à sua dimensão e preço. Preferem optar pelos resumos na internet. Os jornais gratuitos são a única excepção.

3) Rádio

Os jovens afastam-se cada vez mais das rádios devido às playlists escolhidas por outros e bastante repetitivas. Preferem optar pelos sites de internet que permitem a criação de um perfil único para cada utilizador.

4) Jogos

Segundo este estudo, os jogos para PC perdem claramente para as consolas. Dificuldades de instalação e facilidades em piratear são os principais argumentos.

5) Marketing

Pop-ups e banners nos sites e formatos tradicionais como os outdoors são quase sempre ignorados. Apenas o marketing viral é bem acolhido, graças ao humor que normalmente é a base destas campanhas.

6) Música

A maioria dos adolescentes recusam-se a pagar pela música. A esmagadora maioria faz downloads ilegais e considera que o preço praticado por sites como o iTunes (0,99 euros por uma música) é excessivo.

7) Cinema

Têm o hábito de ir ao cinema não pelo filme em si, mas pela experiência de ir com os amigos. Ao contrário da música, o download ilegal de filmes não acolhe muitos adeptos, visto a sua qualidade ser normalmente muito duvidosa.

8) Internet

O autor do estudo considera que o Twitter é apenas uma moda, uma vez que os jovens criam as suas contas mas não as actualizam. Não vêem nenhuma mais-valia na sua utilização. Preferem os telemóveis para escrever mensagens curtas e dá-las a conhecer aos seus amigos. Por outro lado, o Facebook tem uma maior importância, uma vez que quase todos os jovens têm a sua própria página que é visitada cerca de quatro vezes por semana.

 

Retirado do blog: Relações Públicas sem Croquete

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Revista “Chocolate” à venda em Agosto NOVA EQUIPA JÁ PREPARA O ÁGORA DE 2009/2010

1 Comentário Add your own

  • 1. sergioreis86  |  18/07/2009 às 11:48

    Observando o estudo, vejo que me insiro quase na totalidade dentro do padrão.

    Mas vejamos:
    – A nossa televisão generalista que fornece mais além de desporto ou séries?Apenas os telejornais. O desporto e as séries ocupam quase a totalidade da programação dos canais. Os programas culturais e outros quase nao existem e passam a horas pouco recomendáveis.

    -Quanto à imprensa, sempre que posso, compro o jornal, mas visto que tenho acesso à internet, torna-se muito mais facil e acessivel optar pela internet para ver as notícias. Até porque estão mais actualizadas.

    -Hoje em dia, ou no portatil, ou Pcs,MP3,IPODs…os jovens têm outros meios para ouvir música e onde podem escolher a musica que gostam ao invés de estar a ouvir música selecionada por outros.

    -Quanto aos jogos tinha a noção que se previlegiava os jogos de PC, talvez pelas pessoas mais próximas preferirem o PC às consolas. Pessoalmente não sou um grande jogadeiro. LoL

    -Quanto à publicidade, detesto aquela que me invade o PC quando entro na Internet.LoL.

    -Quanto à música, isso parte da facilidade que existe hoje em dia para efectuar downloads ilicitos. O que provoca que os adolescentes pensem : Porquê pagar, quando posso fazê-lo grátis apenas com um click? Tem que ser alterada a mentalidade não so dos jovens mas da sociedade, uma vez que não sao apenas os jovens a recorrerem à pirataria.

    -Quanto ao cinema, sempre fui um viciado.Sempre gostei de cinema. Mas reconheço que a grande maioria dos jovens vai ao cinema nao pelo filme mas sim pela companhia.

    -Por fim, também pensei inicialmente que o Twitter fosse moda, mas ele está ai para durar. Será “moda” até que surja outro dispositivo melhor.

    Parabéns pelo blog linda! =)
    Beijinhos grandes grandes grandes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Julho 2009
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Artigos Recentes

Blog Stats

  • 27,559 hits

Últimas do meu Twitter

RSS As últimas do COMUNICAMOS

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

%d bloggers like this: