MP3, telemóvel e Internet como factores de criação de seres anti-sociais

01/03/2009 at 21:24 3 comentários


Nos últimos anos é notório que os jovens cada vez mais cedo entram em contacto com este tipo de realidade. O que nos leva para uma discussão sobre as consequências destas acções: Será que é benéfico, uma vez que desenvolvem desde cedo aptidões tecnologias? Não será prejudicial para a saúde? E a convivência, as brincadeiras e amizades, não são aniquiladas?
Na minha opinião nada é prejudicial se tiver um consumo regrado, doseado e equilibrado. Com isto quero dizer que, são os pais que têm o papel decisivo neste consumo por parte dos filhos e neles (pais) são depositadas todas as responsabilidades de futuros actos eviciado_net2/ou postura dos filhos na sociedade. Se os progenitores não regulam o uso abusado de tais aparelhos, vão ser os filhos, no auge da sua juventude, a regrar a sua utilização? Penso que a resposta é evidente a todos. Não se pode incumbir um jovem de 10, 12 anos, até mesmo 15, de se auto-controlar na utilização de aparelhos tão lúdicos para eles. Muito menos crianças de 8 anos que não têm a noção esclarecida de um adulto.
É completamente reprovável existirem crianças internadas devido à dependência extrema de tais tecnologias (repare-se que em 2008 cerca de 20 crianças encontravam-se internadas no Centro de Saúde Mental infantil de Lérida, na Catalunha). Crianças, não adultos! Crianças que vão ter de estar (ou estiveram) durante dois anos das suas curtas vidas submetidas a tratamentos, tudo porque os pais estavam demasiado “ocupados” ou ausentes para se aperceberem de tal. Crianças que se isolaram no seu mundo imaginário tornando-se dependentes dele… Perderam tempo de vida a construir esse mundo, isolando-se de tudo e de todos, e agora irão perder ainda mais tempo para se despegarem de tal.
Penso que é urgente começar a debater este tema e alertar a população para este problema bem real, pois a qualquer altura pode invadir as nossas casas…sem nos apercebermos!
 

 

Sugiro a leitura deste artigo:

http://www.dolceta.eu/portugal/Mod4/IMG/pdf/vicios_electronicos.pdf

Reflitam!

Anúncios

Entry filed under: Geral. Tags: , , , .

Um Mundo sem Comunicação… O meu agradecimento ao blog P i a R

3 comentários Add your own

  • 1. sergioreis86  |  01/03/2009 às 21:56

    Olaaa!

    Quero felicitar-te pelo excelente artigo que elaboraste e por esta questão que levantaste, pois é realmente um problema que pode afectar tdas as familias, sem elas darem por isso!

    Eu proprio nao consigo largar o telemovel por diversas vezes, se bem que quanto à internet e mp3 nao sou prorpiamente um viciado. Concordo plenamente contigo quando afirmas que a disponibilidade destas tecnologias deve ser doseada pelos pais nas crianças, pois terao uma enorme influencia no crescimento e futuro de todas as elas, as atitudes tomadas pelos respectivos pais.

    Para quem nao quer seguir jornalismo, temos aqui uma RP com excelentes qualidades pra ter uma coluna de opiniao ai num dos mais cotados jornais portugueses! =)

    Beijo!!

  • 2. Joana Pais  |  04/03/2009 às 17:42

    É muito interessante esta questão que levantas-te. De facto, no dia-a-dia só ouvimos falar das maravilhas das novas tecnologias, mas então e os contras… O isolamento social também é uma questão que me preocupa. Eu também sou da opinião de que se estes novos meios de comunicação electrónicos fossem usados com «conta, peso e medida» estes problemas não se levantavam. Usar telemóvel, internet e mp3 SIM, mas viver em função deles NÃO.

  • 3. mafaldinha2  |  07/03/2009 às 11:23

    Bom dia Paula!
    Focaste um ponto muito importante: as crianças começam a usufruir cada vez mais cedo de suportes tecnológicos como telemóveis, mp3 e a utilizar a internet. É impressionante ver, quando vou buscar o meu irmão mais novo à escola primária, quase todas as crianças com um telemóvel na mão. E os pais onde ficam no meio de tudo isto? Será que vigiam o modo como os seus filhos utilizam estas tecnologias? E relativamente à internet? Será que as crianças de hoje em dia estão protegidas contra os perigos da web? Deixa-me contar-te que quando começaram a aparecer as webcams, o número de crianças e adolescentes a cair nas teias das redes de pedofilia aumentaram imenso. Porquê? Porque pela primeira vez o agressor poderia ver em directo a criança dentro do seu quarto, tornando-se assim mais fácil manipulá-la. Mas os pais onde estariam? Beijos e continua com o excelente trabalho que tens feito com o teu blog. Ganhas-te uma seguidora fiel!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Março 2009
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Artigos Recentes

Blog Stats

  • 27,633 hits

Últimas do meu Twitter

RSS As últimas do COMUNICAMOS

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

%d bloggers like this: